Uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico; sua construção foi iniciada no ano de 1163, é dedicada à Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame - Nossa Senhora), e situa-se na praça Parvis, na pequena ilha Île de la Cité em Paris, França, rodeada pelas águas do Rio Sena.
A catedral surge intimamente à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da sociedade da altura, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contato e ascensão espiritual.
O edifício tem 127 metros de comprimento, 48 metros de largura e 35 metros de altura, e é rematada em cima por abóbadas. Na catedral também existem quase duzentos vitrais, alguns entre os maiores construídos na história.
Durante o espírito do romantismo, Victor Hugo escreveu, em 1831, o romance "Notre-Dame de Paris", O Corcund cva de Notre-Dame. Situando os acontecimentos na catedral durante a Idade Média, a história trata de Quasimodo que se apaixonada por uma cigana de nome Esmeralda. A ilustração poética do monumento abre portas a uma nova vontade de conhecimento da arquitetura do passado e, principalmente, da Catedral de Notre-Dame.
Na praça Parvis, em frente à fachada ocidental da catedral, encontra-se no pavimento uma placa de bronze que representa o marco zero a partir do qual todas as distâncias das estradas nacionais francesas são calculadas; assim como também perto da Catedral existe a Igreja de São Juiloão o Pobre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário