terça-feira, 14 de junho de 2011

Museu do Louvre

   

   O museu do Louvre é grandioso e consegue unir o antigo ao moderno e ao contemporâneo; ao começar pela sua entrada pela Pirâmide com 21 metros de altura e 200 toneladas de vidro e vigas. 
   O edifício foi construído entre 1852 e 1857, durante Napoleão III, no centro de Paris entre o Rio Sena e a Rue de Rivoli, e antes que se convertesse a um dos Museus do Mundo, o Louvre foi uma fortaleza, Palácio dos Reis da França (que depois se mudaram para o Palácio de Versalles).
   O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro do Louvre, encontra-se na linha central dos Champs-Élysées.
   Já na entrada do museu, os visitantes podem seguir por três diferentes direções (guiados com a ajuda de um mapa do Louvre): Sully, Richelieu e Denon; que são três regiões correspondem às três alas do edifício que levam os nomes de três grandes funcionários do estado: Sully (ministro da fazenda de Henry IV), Richelieu (ministro de Luis XIII) e Denon (primeiro ministro do museu central de arte durante Napoleão I). Também existem quatro níveis ( subterrâneo e do primeiro ao terceiro andar) que no contém no mapa as sessões divididas de dentro do museu (Antiguidades Orientais, Egípcias , Gregas, Romanas, esculturas e Louvre medieval).
   Neste museu é onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, enormes coleções de artefatos do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e aplicadas, e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa como TicianoRembrandtMichelangeloGoya e Rubens, numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas. O museu abrange, portanto, oito mil anos da cultura e da civilização tanto do Oriente quanto do Ocidente.
   Além da arte, o Museu do Louvre tem exposições sobre diversos assuntos, tais como arqueologia, história e arquitetura e também possuí uma grande coleção de móveis.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário