O Palácio de Versalhes é uma construção imponente e luxuosa situada na cidade de Versalhes (subúrbio de Paris).
Começou ser construído nas primeiras décadas do século XVII, em 1664, e foi finalizado durante o governo de Luis XIV.
Versalhes foi utilizado como centro do poder real francês durante o absolutismo; assim como também representava o grande poder econômico e político da realeza francesa nos séculos XVII e XVIII.
Seu interior é muito luxuoso, possúi 700 quartos, 2 mil janelas e mais de 1000 lareiras, além de obras de arte, detalhes em ouro no teto e paredes, lustres de cristal e piso de mármore. O "parque" que envolve-o tem aproximadamente 700 hectares, onde são encontrados os jardins de Versalhes, que exigiu uma enorme quantidade de trabalhadores e genialidade de seu designer, Andre Le Nôtre, que elaborou tudo no mais formal estilo francês.
O eixo central dos jardins é conhecido como Grand Canal (com 1,7 km de comprimento), que foi elaborado para refletir o sol poente, e ao seu redor ficam plantações, canteiros, alamedas, lagos e inúmeras fontes.
O Palácio foi transformado em museu no ano de 1837, e é atualmente considerado um dos maiores palácios do mundo, um patrimônio mundial da Unesco e um dos pontos turísticos mais visitados de toda a Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário